Uma Noite de Luz A Praça é do Povo Entrevista com o poeta Antônio Carlos, muita honra! Numa noite de autógrafos. Uma chance para o conhecimento se tornar popular. Somos filhos do Brasil e Sociologia fundamental para todos. Recital de Ilha do Amor (por Silvino Morais Barros) O evento deixou claro que o processo de formação da cultura política brasileira depende da participação política de todos nós. Os princípios fundamentais que constam de nossa Carta cidadã são heranças que devemos levar a nossos descendentes, tal como a liberdade é deixada para o filho que quer voar! O ambulante de São Luis/MA deixou herança. A TV/SBT-Difusora registrou tudo. Fato que virá, logo logo. Até a próxima! SM@2011
Para falarmos do DF é preciso que retomemos ao tempo da Estrada do Sal. Uma rota de Bandeirantes que ligava a cidade de Goiás/GO a Salvador/BA, no século XVIII e XIX, antes da primeira República brasileira. O Estado de Goiás era um entreposto comercial entre todas as partes do Brasil, em que o Sul mandava charque e o Nordeste mandava sal, enquanto que a Goiás cabia oferecer seus minérios findantes, inflando os cofres públicos de uma nação extrativista e, até bem pouco, escravista e imperial. À época, nossa capital situava-se no Estado do RJ, mas com projeto de mudança que visava levá-la para dentro do território, rumo ao Planalto, bem como hoje o é. Nessa estrada do tempo muita coisa se passou. Brasília surge em meio a um processo histórico peculiar do Brasil, encadeado aos interesses de um Estado quebradiço e, principalmente, autoritário por herança. Ver mais em: http://docs.google.com/View?id=ddkb9ttk_101hn9frsdf Imagem e história da Faz Campo Belo/GO: http://www.omaisposi...
A Arte Barroca como Reprodução Cultural do Poder Silvino Morais Barros (1) Partindo-se do pressuposto de que haja uma relação simbólica entre arte e sociedade, na primeira parte do ensaio, explora-se a arte em função da vida coletiva. É na sociologia que este ensaio toma pé, buscando entre sonhos, simbolismos e mitos, a compreensão desse vernissage da vida social brasileira. Entretanto, essa sociologia dos símbolos correu o enorme risco (desde 1964) de permanecer fora do conhecimento geral dos estudantes brasileiros. Então, se as pessoas tendem a permanecer sem saber o que é sociologia, é por causa da falta de acesso a tais conhecimentos, pois que, sem se verem como os agentes sociais que transformam a sociedade, dormitam todos numa realidade de ‘Berço Esplêndido’. Uma sociologia do poder simbólico, particularmente, tem levado mais luz à compreensão das relações que se constroem entre poder simbólico e violência simbólica, num contexto interativo mundial. Além do mais, entre gerações, ...
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