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Mostrando postagens de janeiro 4, 2009

Em Cima da Serra uma Raposa ao Sol

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Texto publicado originalmente em: http://www.faculdadefortium.com.br/silvino_morais/index.php Fora construído sobre a cultura brasileira, ao longo dos séculos, um preconceito contra o Ser índio, isso é bem verdade quando se vê falar em ausência de educação bilíngüe nas instituições de ensino formal do país. Pode-se afirmar que a formalização do ensino não contou com a cultura sociolingüística dos Tupi, por exemplo, nas salas de aula a enriquecer a mente das crianças. Em certa época, no Brasil, o idioma indígena fora ensinado em sala de aula, deixando as crianças paulistanas com uma oportunidade única: saber o que é Ser índio. Hoje, ninguém ouve falar da ampliação da língua indígena nas instituições de ensino fundamental brasileiras, porque ser uma pessoa na selva, no cerrado, na caatinga e nos pântanos é desinteressante !? Ou é não querer sentir esse algo a mais da cultura índia brasileira correndo no nosso corpo? Uma cultura rica, forte e solidificada em instituições próprias, tal se

A Arte Barroca como Reprodução Cultural do Poder

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A Arte Barroca como Reprodução Cultural do Poder Silvino Morais Barros (1) Partindo-se do pressuposto de que haja uma relação simbólica entre arte e sociedade, na primeira parte do ensaio, explora-se a arte em função da vida coletiva. É na sociologia que este ensaio toma pé, buscando entre sonhos, simbolismos e mitos, a compreensão desse vernissage da vida social brasileira. Entretanto, essa sociologia dos símbolos correu o enorme risco (desde 1964) de permanecer fora do conhecimento geral dos estudantes brasileiros. Então, se as pessoas tendem a permanecer sem saber o que é sociologia, é por causa da falta de acesso a tais conhecimentos, pois que, sem se verem como os agentes sociais que transformam a sociedade, dormitam todos numa realidade de ‘Berço Esplêndido’. Uma sociologia do poder simbólico, particularmente, tem levado mais luz à compreensão das relações que se constroem entre poder simbólico e violência simbólica, num contexto interativo mundial. Além do mais, entre gerações,