O Contabilista em Sociedade: o dilema entre recursos X necessidades.
(SMB@2017)




Os primeiros vestígios de atividade contábil situam-se por volta de 8000 a.C., em Uruk, cidade da antiga Mesopotâmia, no território atual do Iraque. Uruk era um centro da civilização sumeriana. Esses primeiros registros contábeis constituíam-se em fichas de barro, guardadas em receptáculos de barro, que eram utilizadas na contagem do patrimônio. (https://pt.wikibooks.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Contabilidade/A_Contabilidade_na_Idade_Antiga)



A Contabilidade é uma ciência capaz de gerar informações contendo os eventos diários de toda operação permutativa e modificativa mercantil sobre o patrimônio de uma entidade constituída. 

Os registros de contas das atividades mercantis remontam aos tempos arcaicos de A.C., fato que nos dá a oportunidade de compreendermos a importância da Contabilidade para a sociedade atual (2017 D.C).

O papel do contabilista em sociedade vai além do guarda livros.




A profissão liberal do contabilista é, acima de tudo, uma profissão humanística, pois lida com o dia a dia de todos que empreendem uma atividade de trabalho. 

Haja vista que reúne os requisitos de registro, controle e execução orçamentária dos recursos úteis para a sobrevivência dos indivíduos em sociedade, a Contabilidade permite compreender o que se tem, o que se pretende possuir e, principalmente, o que vai dividir entre o Estado, a Sociedade e a Família.






A função social de um contabilista reúne aspectos históricos que permeiam a formação da cultura humana, pois desde que se deixou a vida nômade para assentar pouso em um único local (com recursos disponíveis para a sobrevivência do grupo) a contagem dos recursos X necessidades passou a ser uma prerrogativa para a sobrevivência do grupo.

Os recursos disponíveis para a sobrevivência de uma dada sociedade são limitados. Levando-se em conta os recursos naturais e os recursos humanos, a finitude dos bens é amortizada pela necessidade. Nisso, as necessidades são infinitas. Haja vista que os indivíduos necessitam de recursos a vida toda, o que a natureza e o trabalho oferecem é muito limitado.

Nos dias atuais a população humana supera 7.000.000.000 de pessoas. E, no caso dos recursos naturais...

Incrivelmente, produzimos mais do que o dobro suficiente para abastecer toda a população. Mas, o que ocorre então?

Má distribuição e concentração de riquezas.

Qual o papel do contabilista?





Decidir é uma questão social porque a CONTABILIDADE É UMA CIÊNCIA SOCIAL.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Arte Barroca como Reprodução Cultural do Poder

O AMBULANTE DE SÃO LUIS - A VARA DO CONHECIMENTO