Postagens

Mostrando postagens de junho 20, 2010

Futebol arte? Não, um negócio.

Imagem
A função social do futebol: reprodução cultural. “Nunca concordei, por exemplo, com o futebol como ópio, ou com esporte como um grande mistificador” (Roberto Damatta). Em 2010, temos a chance de ver o poder da comunicação de massa agindo na fábrica do futebol, deixando a mente do povo envolvida numa inebriada ola que passa feito tsunamy na vida das pessoas de todas as idades. E o mensalão e o mensalinho? As eleições? Essa indústria de reprodução cultural faz o mundo inteiro se esquecer dos problemas que possuem. O investimento que paga essa festa é, na maioria, privado, e os interesses profundos que movem o processo, de quatro em quatro anos são desconhecidos. Empresas de gêneros diversos se envolvem no processo de idealização da copa, enquanto que outras, na execução. E, muitas mais na reprodução cultural do futebol, porque tudo gira em torno da bola. Ver mais em: http://docs.google.com/View?docID=0AUIwR8y1gPXZZGRrYjl0dGtfMTc2ZnpjNnNiZzg&revision=_latest&h