Orçamento participativo no DF.
(SMB@2012)




 O Distrito Federal, em 2012, adiantou um passo além da morosidade nas tomadas de decisões sobre as demandas sociais que, ilimitadas, exigem que os recursos limitados cumpram o papel de fazer do produto particular um bem social.


Isso, com referência ao orçamento público que, de forma participativa, se tornou uma ferramenta a mais para se saber quais sejam as demandas sociais da população local da grande metrópole do DF.


Agnelo foi ousado, nada de nulo, haja vista que propôs a realização de consulta pública (por meio do Orçamento Participativo) sobre quais as obras que a população demanda para si.


O mérito que se atribui ao orçamento participativo não é novidade, pois que outros Estados e Municípios já o impetraram experimentalmente. A fase positiva que o país atravessa não se reflete no DF. São diversos os motivos que fazem com que a administração do GDF se compadeça de um ‘gigantismo’ em sua eficiência e eficácia na prestação de serviços públicos.


O orçamento baseado em consulta pública tem enormes chances de ser acertado, haja vista que a população opina e, assim, diz aonde e quanto quer gastar de seus impostos na elaboração de obras para sua localidade.


O fato central é esse: fale o que quer que façamos aonde foi dito!


Espera-se que essa medida seja permanente, porque o DF carece de mais ouvidos para que sua queixa não seja algo de ‘há de nulo’.


"O Orçamento Participativo é um programa implantado pelo atual governo para planejar e priorizar as demandas dentro da realidade de cada Região Administrativa do DF. Trata-se de um canal direto de comunicação entre o governo e a sociedade para conciliar as necessidades da população com os recursos disponíveis e as políticas governamentais a serem adotadas. No dia 29 de fevereiro, O Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, assinou o Decreto que normatiza o Orçamento Participativo 2012, em cerimônia realizada no Museu da República. (http://www.seplan.df.gov.br/home/1-catgoverno/284-governo-inicia-orcamento-participativo-2012.html)"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O AMBULANTE DE SÃO LUIS - A VARA DO CONHECIMENTO

Estrada do Sal: antes e depois do Distrito Federal

A Arte Barroca como Reprodução Cultural do Poder