A Arte Barroca como Reprodução Cultural do Poder Silvino Morais Barros (1) Partindo-se do pressuposto de que haja uma relação simbólica entre arte e sociedade, na primeira parte do ensaio, explora-se a arte em função da vida coletiva. É na sociologia que este ensaio toma pé, buscando entre sonhos, simbolismos e mitos, a compreensão desse vernissage da vida social brasileira. Entretanto, essa sociologia dos símbolos correu o enorme risco (desde 1964) de permanecer fora do conhecimento geral dos estudantes brasileiros. Então, se as pessoas tendem a permanecer sem saber o que é sociologia, é por causa da falta de acesso a tais conhecimentos, pois que, sem se verem como os agentes sociais que transformam a sociedade, dormitam todos numa realidade de ‘Berço Esplêndido’. Uma sociologia do poder simbólico, particularmente, tem levado mais luz à compreensão das relações que se constroem entre poder simbólico e violência simbólica, num contexto interativo mundial. Além do mais, entre gerações, ...
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