Texto publicado originalmente em: http://www.faculdadefortium.com.br/silvino_morais/index.php Fora construído sobre a cultura brasileira, ao longo dos séculos, um preconceito contra o Ser índio, isso é bem verdade quando se vê falar em ausência de educação bilíngüe nas instituições de ensino formal do país. Pode-se afirmar que a formalização do ensino não contou com a cultura sociolingüística dos Tupi, por exemplo, nas salas de aula a enriquecer a mente das crianças. Em certa época, no Brasil, o idioma indígena fora ensinado em sala de aula, deixando as crianças paulistanas com uma oportunidade única: saber o que é Ser índio. Hoje, ninguém ouve falar da ampliação da língua indígena nas instituições de ensino fundamental brasileiras, porque ser uma pessoa na selva, no cerrado, na caatinga e nos pântanos é desinteressante !? Ou é não querer sentir esse algo a mais da cultura índia brasileira correndo no nosso corpo? Uma cultura rica, forte e solidificada em instituições próprias, tal se ...
DIPLOMATAS Em que faz do mundo a sua opção de vida. Nessa longa caminhada a Senda fez do seu meio-mundo uma estrada nos céus do vai-e-vem. Veio deixando saudades, móveis, heranças e costumes aos seus e aos outros. Lágrimas de amor nessa dupla jornada de ir ser um e voltar a ser aquele outro. Ver mais em: http://docs.google.com/Doc?id=ddkb9ttk_70hmwbxffh
Frota colossal brasileira não vai rodar. (SMB@2013) Revista AGENCIAUTO/DF O Brasil é um país de grandeza Continental, em matéria de território, população e, sobretudo, Produto Interno Bruto (algo em torno de três trilhões de dólares). O PIB representa a soma de toda riqueza gerada pela nação, levando-se em conta a relação entre os interesses distintos que estão por trás dos esforços das empresas (dilema entre tributação e nível geral de investimentos) e pelas famílias (dilema entre consumo e nível geral de renda) em uma economia. Os agentes econômicos (entes privados e o governo), ao longo da história, fizeram com que a frase “se não trabalhar não come” fosse lida de forma ampliada em sociedade: “a nação só comerá aquilo que produzir”. E essa perspectiva se alterou de micro para macro porque, em se tratando de escassez, os recursos limitados devem ser muito bem geridos, pois as necessidades são ilimitadas. No caso da qualidade de distribuição de toda essa riqu...
Comentários