Futebol arte? Não, um negócio.

A função social do futebol: reprodução cultural.





“Nunca concordei, por exemplo, com o futebol como ópio, ou com esporte como um grande mistificador” (Roberto Damatta).



Em 2010, temos a chance de ver o poder da comunicação de massa agindo na fábrica do futebol, deixando a mente do povo envolvida numa inebriada ola que passa feito tsunamy na vida das pessoas de todas as idades.

E o mensalão e o mensalinho?
As eleições?

Essa indústria de reprodução cultural faz o mundo inteiro se esquecer dos problemas que possuem. O investimento que paga essa festa é, na maioria, privado, e os interesses profundos que movem o processo, de quatro em quatro anos são desconhecidos.

Empresas de gêneros diversos se envolvem no processo de idealização da copa, enquanto que outras, na execução. E, muitas mais na reprodução cultural do futebol, porque tudo gira em torno da bola.


Ver mais em:
http://docs.google.com/View?docID=0AUIwR8y1gPXZZGRrYjl0dGtfMTc2ZnpjNnNiZzg&revision=_latest&hgd=1

Comentários

Dani Mendonça disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Dani Mendonça disse…
É engraçado que a agora que o Brasil foi eliminado da copa e ficou entre os 8 melhores do mundo, o país ficou triste, choramos e discutimos os erros da seleção para que na de 2014 isso não ocorra!!
Na Educação se ao menos ficássemos nessa posição, nosso Brasil estaria numa maravilha, mas se não me engano ele está bem abaixo da 50ª posição na educação mundial...e muitos de nós, não ficamos tristes com isso, pelo contrário, nem ligamos.

O que importa é ser "patriota", comprar a blusa da seleção e tem de ser oficial. Nada que algumas parcelas não resolva graças ao nosso gigante salário mínimo. Muita gente gastou esses trocados com vuvuzelas, bandeirinhas verde-amarelas, figurinhas do album da copa e no torpedão campeão, e agora estão se perguntando onde coloca-las...
"em 2010 a tristeza pela perda na copa e as eleições será aquela época chata de propaganda eleitoral antes da novela"...

Em 2014 agente vira o jogo!
Patriotas...viva o país do futebol!
Realmente! COPA: máquina de fazer futebol. Poder do capital sobre la pelota. O futebol virou negócio profissional. Triste, pois a arte de gingar foi para o brejo (ou melhor, está nas várseas aonde os brasileiros jogam bola). Duas Zebras irão disputar o troféu.

Postagens mais visitadas deste blog

A Arte Barroca como Reprodução Cultural do Poder

O AMBULANTE DE SÃO LUIS - A VARA DO CONHECIMENTO